quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Prefeito Marcos Borges apresenta o “Passe Livre para Estudar” em Poá

Benefício deve atender todos os estudantes de Poá matriculados em escolas das redes municipal e estadual, cursos técnicos e universidades reconhecidos pelo Ministério da Educação
 
Prefeito de Poá Marcos Borges e o vice-presidente
da câmara Lázaro Borges
O prefeito Marcos Borges (o Marcos da Gráfica) lançou oficialmente o “Passe Livre para Estudar”, em cerimônia realizada nesta terça-feira (20/01) na Praça de Eventos “Lucília Gomes Felippe”, na área central da cidade. O benefício vai atender todos os estudantes do município matriculados nas redes municipal e estadual de ensino, além de cursos técnicos e universidades e que utilizam o transporte coletivo municipal para se deslocar de casa ou trabalho até o local do estudo.
 
O prefeito Marcos Borges destacou a importância do programa que vai beneficiar milhares de estudantes de Poá. “O que posso adiantar é que estou extremamente feliz em ver que o projeto está implantado, pouco tempo depois de sua aprovação, pois o objetivo é atender todos os estudantes da cidade, garantindo a eles, o acesso, por meio do transporte aos ambientes escolares e culturais”, enfatizou o chefe do Poder Executivo poaense.

O atendimento ao público será disponibilizado pela Prefeitura de Poá a todos os estudantes, do dia 10 de fevereiro até o dia 10 de abril e será realizado através de uma central telefônica – cujo número será divulgado em breve -; uma central física, com atendentes especializados e treinados, que ficarão em um estante na Praça de Eventos; e um sistema moderno e rápido na Internet, por meio de um hotsite dentro do site da Prefeitura de Poá e que foi desenvolvido especialmente para o programa do “Passe Livre Para Estudar”.

O vereador Lázaro Borges vice-presidente falou da
importância deste benefício para os estudantes
O prefeito fez questão de destacar a participação da classe estudantil, desde as primeiras reuniões com a administração municipal, e da Câmara Municipal, na qual foi sede das audiências públicas que debateram o programa “Passe Livre para Estudar”. “Sem dúvida que foram momentos importantes, que fizeram a ideia tomar forma e chegar a este momento que é de implantação efetiva do projeto”, afirmou o prefeito.
 
De acordo com o prefeito, o investimento da Administração Municipal será de aproximadamente R$ 6 milhões por ano e contemplará, de início, 3,5 mil estudantes de Poá. “Em menos de 60 dias, a Prefeitura de Poá, em sua nova geração, escutou a voz dos estudantes e unindo forças com Câmara fez valer a verdadeira democracia no que tange o direito à educação para todo e qualquer cidadão”, disse, lembrando também da participação das Secretarias de Educação, Transportes, Administração e Fazenda.

A Lei do “Passe Livre para Estudar” foi sancionada pelo prefeito Marcos Borges no início do mês de dezembro de 2014. E para atender a todos os estudantes de forma digna e humana, a Prefeitura criou três frentes de atendimento, que irá orientar o estudante no passo a passo para se cadastrar e receber a carteirinha que dará o direito de utilizar o transporte público a custo zero.

A secretária municipal de Educação de Poá, Sonia Regina Fernandes Afonso, destacou a importância do “Passe Livre para Estudar” na cidade. “É realmente um grande incentivador para que o estudante possa ir à escola. É uma forma de movimentar os estudantes no município e tenho certeza que vai beneficiar muitas pessoas”, afirmou.

Atendimento
Secretária municipal de Educação de Poá, Sonia Regina
 Fernandes Afonso, destacou a importância do
“Passe Livre para Estudar” na cidade
A Central do “Passe Livre Para Estudar” que será montada na Praça de Eventos será o espaço físico de atendimento com orientações sobre o preenchimento do cadastro, bem como o recebimento, conferência e emissão dos cadastros e protocolos realizados online pelo hotsite Após o cadastro e o recebimento do protocolo, o estudante terá até 15 dias a resposta da efetivação do cadastro e caso não necessite apresentar novos documentos, receberá o cartão com os créditos para utilizar o transporte público de forma gratuita.

O serviço online terá plataforma de última geração através do hotsite, e segue a tecnologia da agilidade na informação, sendo um importante canal de comunicação e orientação para o estudante que encontrará no site, todo passo a passo de como participar do “Programa Passe Livre para Estudar”.

Além disso, o hotsite trará toda história do programa, desde as primeiras reuniões passando pelos movimentos e audiências públicas, a criação da lei, aprovação e sua efetiva realização.

Participaram da cerimônia de lançamento do “Passe Livre para Estudar” os secretários municipais Adair Loredo (Administração), Adriana Borges (Assistência e Desenvolvimento Social), Odair Sanna (Assuntos Jurídicos), Andréia Rodrigues de Ávila (Comunicação), Douglas Aspasio (Cultura), Sidiclei Lessa (Governo), Osmar Schneider (Habitação), Angelo Biancolin (Indústria e Comércio), José Edilson Marques Dias (Meio Ambiente), Aretha Marques (Mulher), Paulo Silas Dornelas (Obras), Augusto de Jesus (Planejamento), Ali Sami El Kadri (Saúde), Carlos Setsuo (Segurança Urbana), Lauriston Barros (Transportes) e Edevaldo Gonlçaves (Turismo). Além dos vereadores Lázaro Borges (vice-presidente), Deneval Dias, Diogo Reis da Costa, o ‘Pernoca’, Marcos Ribeiro da Costa, o ‘Marquinhos Indaiá’, Luiz Antônio Soares de Oliveira, o ‘Tonho de Calmon’, Welson Lopes e José Carlos Costa, o ‘Zé Carlos da Maçã do Amor’.

Fonte: Secretaria de Comunicação de Poá - Foto: ADILSON SANTOS\ Ângulo Produções

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela sua participação.

Vereador Lázaro Borges