quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Manifestação marca aprovação do Passe Livre Estudantil na Câmara de Poá

Proposta foi indicada pelos vereadores poaenses em junho e setembro de 2013 e deve voltar ao plenário para votação em segundo turno na próxima semana

Vereador Lázaro Borges
A Câmara de Poá aprovou na noite desta terça-feira (23 de setembro), um projeto de lei que irá garantir a isenção dos estudantes da cidade sobre o pagamento de passagem no transporte coletivo. Sob o protesto de estudantes, a medida, indicada pelos vereadores em junho e setembro de 2013, foi aprovada em primeiro turno e deve retornar ao plenário na próxima semana.

Apesar de ter sido aprovado, os parlamentares devem apresentar uma emenda para modificar ou substituir um artigo que requer que os beneficiários tenham renda familiar mínima de três salários mínimos, quando o correto seria mencionar que a medida é válida para estudantes com renda familiar máxima de até três salários mínimos. Essa alteração foi cobrada pelos estudantes na galeria do Legislativo poaense.

Não houve discussão sobre o projeto. Segundo o parlamentar Lázaro Borges (PROS), ocorreu uma falha técnica no momento em que ele pediu para discutir o assunto.
Um grupo de jovens manifestantes estavam na sessão

“Não sou contra o projeto em si, mas iria discutir essa mudança. Desta forma, fui contrário ao projeto da forma que está”, especificou.

A vereadora Jeruza Lisboa Pacheco Reis, a pedido dos estudantes, tentou pedir vistas para melhor análise do conteúdo da matéria, contudo, o acordo feitos entre os vereadores foi para apresentação de uma emenda.

“São erros formais e que devem ser corrigidos na próxima sessão com a apresentação da emenda”, ressaltou.

O presidente da Casa de Leis, Marcos Ribeiro da Costa (PDT), o Marquinhos da Indaiá destacou que essa é uma reivindicação antiga da Câmara.

“Em setembro apresentamos um requerimento assinado por todos os vereadores e, desde então, buscamos essa conquista para os estudantes poaenses”.

O documento é datado de 02 de setembro de 2013. Antes, porém, em junho de 2013, o vereador William Ferrari (PROS), o Neno Ferrari, em atendimento a um grupo de estudantes, após uma reunião na Casa de Leis, também chegou a apresentar o pedido de adesão do município ao programa.

Participação
O grupo de alunos reivindicava, ainda, a participação da categoria na criação do projeto. Durante a sessão os manifestantes apresentaram uma carta dirigida à Prefeitura de Poá, sobre o Movimento Passe Livre que em junho passado teria pedido uma agenda para debater os pontos de discussão propostos na carta.

Segurança
Outro grupo, de moradores da Vila Varela, foi ao Parlamento pedir apoio aos parlamentares em relação a segurança, que está caótica, segundo eles, naquele bairro. Após a sessão os moradores foram recebidos na presidência e uma nova reunião deverá ser marcada para discutir o assunto. Lázaro aproveitou para ressaltar que no próximo dia 9 de outubro, haverá uma reunião com o comandante da polícia militar na Associação de Moradores do Jardim Nova Poá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela sua participação.

Vereador Lázaro Borges